Inicial > Livros > Clube dos Corações Solitários, de André Takeda

Clube dos Corações Solitários, de André Takeda

Se você rir, é porque valeu a pena. Se você sorrir, é porque é dos meus. E, como diz Jules Feiffer, maturidade é uma fase, adolescência é para sempre“.

E assim começa, nas próprias palavras do próprio autor, a história do “Clube dos Corações Solitários”, uma história envolvente e cheia de clichês. Mas antes que você me pergunte ou indague a si mesmo o por quê de clichê, a explicação é simples: quem de nós nunca passou ou fez de um determinado momento “clichê” ?

Se você têm amigos de verdade, já terminou um namoro e pensou que com ele o verdadeiro amor tenha ido embora, acordou de ressaca por conta de um porre na noite passada ou acha que têm problemas na sua vida.. então seja bem-vindo, porque você também faz parte desse clube clichê !

Spit – personagem e narrador – mora em Porto Alegre e trabalha em um jornal da cidade. Ele acaba de levar um pé-na-bunda de Luísa, que foi embora e deixou seu coração em pedaços. Mas ao seu lado estão Bruna, Giovanna, João e Bel, que nos levarão juntos a fazer parte de suas vidas, mostrando que todos nós temos problemas e paixões em comuns, dentre elas a música e a amizade.

É impossível citar todas as referências musicais que estão contidas no decorrer da leitura quando o próprio título do livro já é uma referência ao “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. No entanto, não se deixe enganar, pois o que encontramos nessas 194 páginas vai muito mais além do que o título traduzido de uma música do The Beatles. Atenção: Fãs beatlemaníacos, não me interpretem mal, pois eu também aprecio – e muito – os quatro jovens de Liverpool.

André Takeda é escritor, gaúcho, fotógrafo nas horas vagas e autor dos livros “Cassino Hotel” (Editora Rocco, 2004), ” A Menina do Castelinho de Jóias” (sem previsão de lançamento) e alguns textos lançados em seu antigo zine, como “Quando Eu Tiver 64“, “Um Adolescente nos Anos 80“, dentre outros. Atualmente ele mora em Buenos Aires, na Argentina.

Ficha Técnica

Título: Clube dos Corações Solitários
Autor: André Takeda
Ano: 2001
Editora: Conrad
Gênero: Romance, Literatura Brasileira
Número de páginas: 194

  1. 04/02/2011 às 08:10

    Gostei! Deu vontade de ler… :D

    • César P.
      04/02/2011 às 15:52

      Obrigado, Isabela ! Infelizmente o livro está esgotado na editora Conrad. Estou vendo com o Takeda se há possibilidade de algum retorno para vendas. Mas não deixa de procurar na internet as outras leituras. No Scream & Yell (www.screamyell.com.br) você vai achar a entrevista e alguns deles. Um abraço !

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: