Inicial > Livros > Os Seis Chapéus do Pensamento

Os Seis Chapéus do Pensamento

Era uma vez um homem que pintou um lado do seu carro de preto e o outro de branco. Seus amigos lhe perguntaram porque ele havia feito uma coisa tão estranha. Ele respondeu: ‘Porque vai ser muito divertido, caso eu venha a sofrer um acidente, escutar as testemunhas se contradizendo no tribunal’”.

Com essa história, podemos ilustrar e entender de uma vez por todas o que significa “ponto de vista”. Edward de Bono, médico e psicólogo fez sua contribuição ao mundo para ajudar as pessoas a estruturarem um pensamento claro. Para facilitar a organização das ideias, criou um sistema prático e produtivo: os seis chapéus do pensamento.

O método consiste em atribuir uma cor e um objetivo a seis chapéus. A confusão é a maior inimiga do pensamento, porque tentamos buscar informações, novas ideias, benefícios e soluções à um problema. Nas palavras de Edward de Bono, “fazer malabarismo com seis bolas é muito difícil; jogar uma única bola para o alto e apanhá-la de volta é bem mais fácil.”

Temos então seis cores e seis “fases” em um processo: o momento do chapéu branco, onde as pessoas devem ser neutras e apresentar os fatos; o momento do chapéu vermelho, que mostra as intuições e impressões pessoais acerca do problema; o momento do chapéu preto, apontando riscos da ideia; o pensamento positivo vem no momento do chapéu amarelo, expondo os pontos que possivelmente darão certo; o chapéu verde sugere mudanças e criatividade nas resoluções; e por fim o chapéu azul faz uma reflexão sobre o próprio pensamento.

Desta forma podemos estruturar um pensamento claro e eficiente, e sair com uma solução adequada aos problemas expostos. O método pode parecer bobinho, mas vem sendo utilizado com sucesso por corporações e até mesmo escolas, que mostraram bons resultados com esta adoção.

Ficha Técnica

Título: Os Seis Chapéus do Pensamento
Autor: Edward de Bono
Editora: Sextante
Gênero: Negócios, Administração
Número de páginas: 191

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: