Inicial > Livros > Uma Longa Queda, livro de Nick Hornby

Uma Longa Queda, livro de Nick Hornby

Como eu já contei aqui, meu primeiro contato com Nick Hornby foi estranho. Em Alta Fidelidade demorei para me acostumar ao Rob Fleming ansioso em dissecar a vida em “top cinco” a toda hora. Bom, quando entendi e me identifiquei com a mente dele, parti para outras obras publicadas. Li Um Grande Garoto e me apaixonei de novo, desta vez desde o início.

E aí parti para Uma Longa Queda, um livro que tem uma estrutura legal, mas uma narrativa cansativa. Me perdoem se talvez alguém já tenha lido e gostado do livro, mas eu esperava muito e não tive nem metade. A ideia era interessante, mas a execução falhou.

O livro se divide em narrativas de quatro pessoas (alternadas constantemente) que se encontram por acaso na véspera de ano-novo no Topper’s House, prédio conhecido como o local favorito dos suicidas, no norte de Londres. Por coincidência os quatro foram para lá com um motivo: tirar a própria vida, cada um com seus motivos, e fazê-lo de maneira que ninguém dê por falta. A mãe solteira Maureen tem um filho em estado vegetativo. O apresentador de televisão Martin havia sido preso por pedofilia e perdeu tudo o que tinha. Jess é uma aborrescente desbocada que tomou um fora do namorado. E JJ, ex-líder de uma banda de rock e atual entregador de pizzas, depressivo-sem-motivo. Os quatro iniciam uma conversa sobre seus motivos, mas acabam buscando alguma razão para viver ou, pelo menos, adiar a morte iminente.

Essa ideia me chamou a atenção, e quis ver o que Nick Hornby poderia proporcionar em termos de mentes suicidas. Infelizmente, não muito aqui. A história é cansativa, apresenta muitos pontos de vista em uma situação só, além de seguir sem sentido (mesmo que na ficção) por mais da metade do livro.

Uma Longa Queda perdeu o timing, faltou algo mais… sincero e realista nos personagens. Eu não esperava uma sessão de auto-ajuda, mas tampouco uma sequência de atos que fossem diminuindo a proposta do livro e que desafiassem a paciência do leitor. Se você quer conhecer Nick Hornby, fique com Alta Fidelidade e Um Grande Garoto, são as melhores opções.

Ficha Técnica

Título: Uma Longa Queda
Autor: Nick Hornby
Ano: 2005
Editora: Rocco
Gênero: Romance, Literatura Estrangeira
Número de páginas: 300

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: