Inicial > Livros > A Sangue Frio, livro de Truman Capote

A Sangue Frio, livro de Truman Capote

Capote é um escritor e tanto. Tenho uma admiração intensa por ele desde que li pela primeira vez A Sangue Frio. Eu tinha a (péssima) mania de, quando comprava um livro, escrever alguma dedicatória a mim mesma, com a data da aquisição. A Sangue Frio me tomou mais tempo: “to understand a dirty mind” foi marcado a caneta na página inicial depois de ter me chocado com a história – o relato é minucioso como o de um jornalista, encantador como o de um escritor de romance. E Capote fez isso primeiro.

Ele estava cansado do subjetivismo americano e tinha o sonho de escrever um romance de não-ficção. Encontrou seu argumento ao se deparar com um brutal assassinato de uma família inteira na cidade de Holcomb, oeste do Kansas. Herb Clutter, o patriarca da família, era um fazendeiro muito estimado na comunidade. Ele e sua esposa Bonnie viviam com os dois filhos mais novos, Kenyon e Nancy, ainda adolescentes. Os quatro foram amarrados e mortos a tiros de espingarda. A investigação policial inicia e, poucos meses depois do crime, Richard Hickock e Perry Smith são presos pelo crime. Foram condenados à morte e, 6 anos depois – em 14 de abril de 1965 – foram enforcados.

Em dado momento, por exemplo, Capote levanta o questionamento de um julgamento ser feito na mesma cidade do assassinato. Se todo mundo conhecia a família – e gostava dela – não haveria um julgamento “justo” a ser feito naquela cidade, pois todos os moradores estavam envolvidos demais para levar em consideração quaisquer distúrbios psicológicos que motivassem o crime.

Este é só um exemplo da proximidade de Capote com seus objetos de estudo. Suas pesquisas duraram cerca de 6 anos – entre um adiamento e outro do enforcamento dos assassinos, Capote recolheu detalhes preciosíssimos sobre o caso e construiu o que é considerado ainda hoje uma obra prima literária.

Se você é um fã de literatura como eu, A Sangue Frio é um clássico que você não pode deixar de ler.

Ficha Técnica

Título: A Sangue Frio (In Cold Blood)
Autor: Truman Capote
Ano: 1966
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Romance, Não-Ficção
Número de Págnas: 440

Categorias:Livros Tags:,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: