Inicial > Filmes > Pixar Short Films – Os Curtas da Pixar

Pixar Short Films – Os Curtas da Pixar

A Pixar é uma empresa mundialmente conhecida, portanto dispensa apresentações, ainda assim vale lembrar que as melhores risadas em filmes infantis vieram do excelente roteiro escrito pelos caras lá de dentro.

Em 1995 surgia o primeiro longa completamente animado em 3D, Toy Story, dirigido por John Lasseter e financiado por Tio Jobs (que inclusive tem uma referência lindinha do Picasso, artista favorito de Jobs). A Pixar desde então, cresceu exponencialmente, aprimorou suas técnicas e focou em um tipo de produção cinematográfica que encanta e emociona adultos e crianças.

E eis que temos um DVD muito, muito, muito bacana chamado Pixar Short Films, que reúne, em ordem cronológica, os curtas produzidos pela empresa.

O que talvez alguns não saibam, é que a brincadeira começou bem antes de Toy Story, lá em 1984 com ninguém menos que George Lucas criando “The Adventures of André & Wally B“, um curta tão curto que você nem vê quando acaba. Em seguida temos “Luxo Jr.”, a primeira história da lamparina da Pixar, brincando de bola com sua filhote lamparina, uma graça.

O primeiro registro de brinquedos que têm ciência de que pertencem a um dono veio com “Tin Toy”, um boneco de tamborzinho que morre de medo de ser engolido pelo bebê mais feio já produzido na história do cinema 3D. Nos créditos, um “very very special thanks to Steve Jobs”.

E aí você se pergunta quando veio o aperfeiçoamento do humor e da técnica nas peças? Foi com “Knick Knack” de 1989 (seis anos antes de Toy Story), a história de um boneco de neve daqueles globos decorativos, que cai de amores pela Boneca Malibu do outro lado da mesa e faz de tudo para sair do seu globo e encontrá-la. Aqui começa a introdução do humor, aliado à perfeição técnica – e a lista de agradecimentos começa a ficar gigante. “For the Birds” é curta divertidíssimo sobre passarinhos.

Recomendo o DVD a qualquer pessoa neste mundo que admire o pioneirismo e a técnica da Pixar, e goste de acompanhar a evolução do design e da criatividade que, juntas, nos fazem rolar de rir assistindo a um filme. Não bastasse esse registro do patrimônio da Pixar, o DVD ainda traz bônus especiais interessantes, que enriquecem o produto.

Ficha Técnica

Título: Pixar Short Films – Collection
Ano: 2007
Gênero: Animação
Duração: 55 minutos

  1. Maycon
    20/04/2011 às 08:58

    Ganhei a coleção I dos curtas e é ANIMAL! Quero a II já! :D
    O mais legal é ver o trabalho que dava fazer um filme 3D na época e quanto os caras foram visionários!

  2. 20/04/2011 às 13:23

    Eu também fiquei fascinada, e morri de rir com Knick Knack. A Pixar é um exemplo e tanto de inovação, os caras são muito bons :)

  3. joy
    21/04/2011 às 12:04

    eu adoro o Lifted! só de lembrar já começo a rir hahah
    pra quem quiser ver tem aqui: http://www.youtube.com/watch?v=pY1_HrhwaXU :)

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: