Inicial > Filmes > Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982)

Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982)

Puxar o tapete dos outros parece ser a missão de vida de muitas pessoas. E as vítimas são, muitas vezes, incompreendidas por quem decide quem fica e quem sai. Em Tron: Uma Odisseia Eletrônica, não é diferente.

Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um jovem engenheiro de softwares que desempenha horas e horas em desenvolvimento para videogames na ENCOM, uma grande corporação tecnológica. Tanta inteligência assim chama a atenção do ambicioso Ed Dillinger (David Warner), que rouba estes projetos e os apresenta como seus, sendo então promovido a vice-presidente.

Kevin invade o servidor da ENCOM com a ajuda de dois amigos: Alan Bradley (Bruce Boxleitner) e Lora Baines (Cindy Morgan). A invasão é detectada pelo MCP – programa de segurança da ENCOM e a ameaça é destruída.

Em suas pesquisas, a Dra. Lora vinha aperfeiçoando um laser que poderia digitalizar objetos do mundo real e materializá-los no mundo digital, e este laser acaba por transportar Kevin para dentro do computador, onde ele conhece outros softwares, cujas aparências se assemelham às de seus criadores, os Usuários.

“On the other side of the screen, it all looks so easy.” (Kevin Flynn)

Tron é o programa de segurança criado por Alan Bradley para assegurar que o MCP funcionaria corretamente, mas com a tirania do MCP, Tron ajuda Kevin a destruir o vírus. Dentro do mundo digital, ou Flynn aceita o MCP como seu novo mestre ou compete até a morte em batalhas que envolvem lightcycles, discos e jogo de pong muito maneiros, tudo aproveitando a tecnologia 8 bits da época.

Tron se tornou um filme cult pelos efeitos especiais diferenciados, pela proposta futurista repleta de neons cansativos à vista, além de ser o primeiro a apresentar a realidade virtual em uma situação direta com um ser humano.

Apesar de não ser “o clássico”, ganhou um lugar de respeito na história do cinema. Não é o melhor filme que você já viu, mas assisti-lo vai ajudá-lo a apreciar mais ainda a obra Tron: Legacy que saiu nos cinemas em 2010.

Ficha Técnica

Título: Tron: Uma Odisseia Eletrônica (Tron)
Diretor: Steven Lisberger
Ano: 1982
Gênero: Ficção Científica
Duração: 96 minutos

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: