Inicial > Livros > Charles Darwin. Uma biografia em dois volumes

Charles Darwin. Uma biografia em dois volumes

Uma dica de leitura para os apreciadores de biografias e ciências. Está chegando ao Brasil pela Editora da UNESP dois volumes escritos por Janet Browne (catedrática de História da Ciência da Harvard University) que compõem uma das mais completas biografias acerca do naturalista inglês que mudou a forma de compreendermos a variedade de vida na Terra: Charles Darwin.

Publicado originalmente em 1995, o primeiro volume intitulado “Charles Darwin – Viajando” descreve a infância, educação e formação do jovem naturalista além de relatar de forma ostensiva os relatos os cinco anos da sua viagem a bordo do Beagle, uma aventura expedicionária vitoriana na qual Darwin, então um jovem de 22 anos, pôde exercitar suas qualidades de observador da vida selvagem, pesquisar espécimes, tomar anotações e fundamentar as ideias que seriam a base da teoria que demoliu as estruturas ideológicas da época.

O intervalo de oito anos para a publicação do segundo volume desta biografia, “Charles Darwin – O poder do lugar”, demonstra o afinco e meticulosidade da autora em organizar documentos e estruturar os fatos no ímpeto de recontar uma das fases de maior atividade intelectual de Darwin. Todo o conhecimento acumulado por décadas de pesquisas, observações e experimentos, repousava em manuscritos que se tornariam a pedra fundamental de sua mais conhecida obra.

É nesse período também, que ocorre um intenso intercâmbio de correspondências com inúmeros pesquisadores, incluindo alguns brasileiros, numa agitada troca de experiências que validavam de forma contundente o que ele havia teorizado.

Na Inglaterra do século XIX, os embates entre religião e ciência começam a ser mais frequentes. Darwin não tem a intenção de se meter nessa pendenga, mas seu círculo de amizades o pressiona e ele decide então publicar a “Origem das espécies”, ato que vinha sendo postergado por mais de 20 anos.

O que mais impressiona nesses colossos de quase oitocentas páginas cada é o lado humano do indivíduo que teve um dos maiores “insights” da História. São os detalhes desta biografia que fascinam: as tempestades enfrentadas a bordo do Beagle, os embates teológicos com o capitão do navio, o encontro com “selvagens” no extremo do continente sul americano. Mais tarde, vivenciamos seus dramas familiares: a reprovação constante de uma esposa religiosa frente aos estudos considerados heréticos do marido, a luta contra dores no estômago e enjôos crônicos, a tristeza e a ira com a lei divina ao perder uma de suas filhas.

Charles Darwin foi um revolucionário silencioso, que relutou ao máximo divulgar suas ideias e descobertas, certo de que as implicações seriam gigantescas e definitivas. Thomas Huxley, uma das mais influentes mentes da época definiu-o como “um dos homens mais gentis e verdadeiros que eu já tive a sorte de conhecer.”

Sem dúvida um monumental trabalho realizado por Janet Browne, finalmente traduzido para o Português

Ficha Técnica

Título: Charles Darwin – Volume I – Viajando
Autor: Janet Browne
Ano: 2011
Gênero: Biografias, Ciências
Editora: UNESP
Número de Páginas: 776

Título: Charles Darwin – Volume II – O Poder do Lugar
Autor: Janet Browne
Ano: 2011
Gênero: Biografias, Ciências
Editora: UNESP
Número de Páginas: 734

Categorias:Livros Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: