Inicial > Filmes > “Desventuras em Série”: o lado sombrio de Brad Silberling

“Desventuras em Série”: o lado sombrio de Brad Silberling

Irmãos Baudelaire

Desventuras em Série não é o tipo de narrativa que agrada todo mundo. Primeiro porque tem pessoas que não apreciam um sarcasmo, com pitadas cavalares de humor negro e segundo porque essas mesmas pessoas muitas vezes não gostam de ler sobre “tragédias”. E Desventuras em Série é exatamente isso: uma série de pequenas tragédias contadas com um excelente humor inglês.

Baseado na série de 14 volumes de Lemony Snicket, o filme conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Os jovens Klaus (Liam Aiken) e Violet (Emily Browning) e a pequena Sunny (Shelby Hoffman) são órfãos que perderam seus pais e sua casa em um incêndio devastador. Embora os pais tenham muito dinheiro, as crianças não podem movimentá-lo até a maior idade, então entra em cena o gentil Sr. Poe (Timothy Spall), um inútil amigo da família. Ele arranja uma moradia para o trio com o Conde Olaf (Jim Carrey), um parente distante que recebe as crianças com segundas intenções.

Bastante ganancioso, Olaf deseja pegar a fortuna das crianças e não mede esforços para isso. É a inteligência de Violet e a rapidez de Klaus que os mantêm vivos e saudáveis enquanto os acontecimentos se sucedem.

A história de Lemony Snicket, na única chance que teve no cinema, não teve a melhor das adaptações ao tentar usar três livros em um único roteiro. O figurino é realmente fantástico, a fotografia e a direção de arte são estonteantes, a dupla principal dá conta do recado e da personalidade dos personagens, mas não passa disso. Jim Carrey tem um perfil único de atuação, e com ela ele altera por completo a essência do Conde Olaf, atribuindo um exagero em seus movimentos caricatos que nada lembram o verdadeiro Conde Olaf.

Além de tudo, o filme não capta a essência do humor dos livros, e cai na vala comum das más adaptações que agradam nem mesmo os fãs mais ardorosos.

Ficha Técnica

Título: Desventuras em Série (

Lemony Snicket’s A Series of Unfortunate Events)
Diretor: Brad Silberling
Ano: 2004
Gênero: Comédia
Duração: 113 minutos

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: