Inicial > Filmes > Bonequinha de Luxo: clássico e elegante

Bonequinha de Luxo: clássico e elegante

Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo

No filme Bonequinha de Luxo, Audrey Hepburn foi imortalizada no papel de Holly Golightly, uma delicada e estabanada garota que vive em Nova York e está decidida a mudar de vida casando-se com um milionário. A personagem foi criada por Truman Capote em sua obra homônima, uma literatura de alta qualidade e extremamente ousada, como é característico do autor.

Holly vive perdida entre a inocência e a ambição, enquanto planeja sua vida tomando cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany’s localizada na Quinta Avenida (que, por sinal, abriu num domingo pela primeira vez em sua história apenas para que as gravações do filme acontecessem). Em um momento, Holly conhece Paul Varjak (George Peppard), um escritor frustrado que é bancado pela amante e começa com ele uma amizade norteada por suas próprias desilusões e sonhos.

Holly Golightly em frente à Tiffany's na Quinta Avenida (NY)

O filme deixa no ar que Holly Golightly é uma acompanhante de luxo, mas a delicadeza e a elegância de Audrey relevam sua condição a um segundo plano. Não importa o que ela faz para viver, o que importa é como ela encara a vida. Mas Bonequinha de Luxo ressalta uma mulher diferente da que estávamos acostumados a ver na época: Holly é independente, tem opinião própria e busca conforto antes de felicidade, sem se apegar a coisas pequenas, porque não é possível que alguém seja dono de outro alguém.

O filme ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, além de ter rendido indicações de Melhor Atriz para Audrey Hepburn, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção de Arte. Quando vemos cenas como a do beijo apaixonado na chuva e a cena de Audrey cantando “Moon River“, temos certeza de que o diretor Blake Edwards deixou ao público uma obra sensível e apaixonante.

Bonequinha de Luxo e a moda

Audrey Hepburn vestido Givenchy

Audrey sempre buscou simplificar a roupa ao invés de abusar, e o seu jeito completamente diferente do esterótipo loiro de seios fartos da época fizeram com que ela inspirasse as mulheres ao redor do mundo: ela era uma moleca, mas era feminina. Além disso, era muito boa com acessórios e muito antenada no que acontecia na moda. Com esse feeling, ela descobriu um jovem estilista que não era muito famoso na época, chamado Hubert Givenchy.

Na edição especial do DVD de Bonequinha de Luxo, a figurinista do filme conta que Audrey escolheu na época três modelos da coleção desenhada por Givenchy e os usou no filme Sabrina – os três modelos tornaram-se iconográficos. Desde então ela e o estilista trabalharam juntos a vida inteira. Audrey chegou a contratar a grife para que criasse todo o guarda-roupa dela e o estilo limpo e moderno das roupas fez com que a expressão “isso é tão Audrey” se difundisse.

Com o figurino de Bonequinha de Luxo não poderia ser diferente. O trabalho exuberante do vestido preto usado por Holly Golightly foi criado por Givenchy, que se tornou um dos únicos estilistas de alta costura com o nome fortemente associado ao cinema.

Ficha Técnica

Título: Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s)
Ano: 1961
Gênero: Drama, Romance
Diretor: Blake Edwards
Duração: 115 min

Você também pode gostar de:
Livro Bonequinha de Luxo
Cinderela em Paris
Sabrina
Top 10 – Dicas de filmes para uma festa do pijama

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: