Inicial > Livros > As Vantagens de Ser Invisível, livro de Stephen Chbosky

As Vantagens de Ser Invisível, livro de Stephen Chbosky

Capa do livro, As Vantagens de Ser Invisível, Stephen ChboskyO livro As Vantagens de Ser Invisível é a estreia do roteirista norte-americano Stephen Chbosky e conta a história de Charlie, um adolescente que não sabe muito sobre a vida e vive entre a apatia e o entusiasmo ou, como ele diz, entre o “participar” e “não participar”.

Em casa, Charlie tem dificuldades de se relacionar com a família. Traumatizado com a morte da tia, quando ele ainda era muito novo, o menino passa o tempo lendo no seu quarto, sempre que pode. A reclusão se reflete na escola, até o dia em que conhece os veteranos Patrick e Sam. O protagonista começa então a “participar” da vida. As primeiras festas, o medo da rejeição, os primeiros encontros amorosos, a paixão por Sam, a homossexualidade de Patrick, a vontade de se “sentir infinito” quando está com quem gosta.

Abordando temas como amizade, depressão, sexo, rejeição e drogas, Chbosky constrói uma história rica, que permite que os personagens se desenvolvam na ótica de Charlie, sem caretices e superficialidades.

Eu quero que a Sam pare de gostar do Craig.

Agora eu acho que talvez você pense que é porque eu tenho ciúmes dela. Não é isso. Sinceramente. É só que Craig não a ouve quando ela fala. Não quero dizer que ele seja um cara ruim, porque não é. É só que ele sempre parece distraído.

É como se ele tirasse uma foto de Sam e a foto saísse linda. E ele pensasse que o motivo da foto sair bonita fosse ele fotografar bem. Se eu fizesse a foto, saberia que o único motivo da beleza é a própria Sam.


Acredito que a razão do livro se chamar As Vantagens de Ser Invisível (ou, no inglês, The Perks of Being a Wallflower) está relacionado ao ato de passar despercebido e observar o mundo para tentar entendê-lo. Isso é quase sempre penoso pro Charlie, que não sabe quando agir e como, e acha que seus desejos devem vir sempre depois dos desejos das outras pessoas. Isso vai desde o trauma com a tia até a paixão pela melhor amiga.

Só queria que Deus, ou meus pais, ou minha irmã, ou alguém, me dissesse o que há de errado comigo. Que me dissesse como ser diferente de uma forma que faça sentido. Que fizesse tudo isso passar. E desaparecer. Sei que é errado, porque a responsabilidade é minha, e sei que as coisas pioram antes de melhorar porque é o que meu psiquiatra diz, mas essa fase pior está grande demais para mim.

O livro segue uma estrutura de diário composto por cartas que o personagem envia a um “querido amigo”, que não é apresentado na narrativa. Esse formato permite uma leitura rápida e prazerosa, pois não acompanhamos todos os dias da vida de Charlie, mas sim fatos pontuais em ordem cronológica. Uma coisa interessante é que as primeiras páginas são difíceis de ler, porque a escrita de Charlie é ruim e o pensamento é limitado. Mas a medida que a história avança, o personagem aprende a construir melhor suas próprias ideias e isso se reflete na escrita, que evolui com ele. É um detalhe sutil, mas bem tratado pelo autor.

O filme As Vantagens de Ser Invisível estreou no Brasil em outubro e tem Emma Watson no papel de Sam, Logan Lerman no papel de Charlie e Ezra Miller como Patrick. O filme é dirigido por Stephen Chbosky e conta com os mesmos produtores de Juno. Assista ao trailer :)

Ficha Técnica

Título: As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower)
Autor: Stephen Chbosky
Ano: 1999
Gênero: Juvenil
Editora: Rocco
Número de Páginas: 224

Você também pode gostar de:

Um Dia
Um Grande Garoto
Alta Fidelidade

Categorias:Livros Tags:,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: